PALESTRA SOBRE SEBASTIÃO DA GAMA
organizada pelo Clube do Património
REFERIDA NO BLOGUE DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL "SEBASTIÃO DA GAMA"

"22 de Março – Sessão com alunos da Escola Básica 2, 3 de Azeitão, pela manhã, ali na terra do poeta, com jovens interessados e curiosos, que aguentaram o tempo todo, intervindo com perguntas e observações pertinentes para o seu saber. E a espontaneidade do dizer nas vozes da Mariana, do Martim, da Marisa e do Tomás! E a vontade que muitos manifestaram em participar na sessão… Têm génio estes jovens. E deixam-se fascinar por outro jovem que morreu com pouco mais do dobro da idade destes ouvintes. À entrada da biblioteca, uma exposição fotográfica chamava a atenção para outros poetas amigos de Sebastião da Gama… tudo servido à mesa da poesia: Couto Viana, Mourão-Ferreira, Matilde, António Osório… Parecia que estavam ali a lembrar também… A notícia e fotos podem ser vistas aqui."

PALESTRA SOBRE SEBASTIÃO DA GAMA

No passado dia 22 de Março, realizou-se mais uma iniciativa do Clube do Património, desta vez em parceria com a Biblioteca Escolar: uma palestra sobre o poeta Sebastião da Gama, apresentada pelo professor João Reis Ribeiro, presidente da Associação Cultura Sebastião da Gama.
O evento decorreu entre as 10 e as 11h30 na Biblioteca da sede do Agrupamento de Escolas de Azeitão e contou com a presença da viúva de Sebastião da Gama (D. Joana Luísa da Gama), da Directora da Escola (professora Clara Félix), da Coordenadora da BE/CRE (professora Luísa Marques), dos responsáveis pelo Clube (professora Antónia Torres e professor Rui Ventura) e de uma plateia recheada de alunos de diversas turmas.
A sessão iniciou-se com algumas palavras de boas-vindas, dadas pela nossa Directora, que saudou os presentes, especialmente o orador e D. Joana Luísa da Gama.
De seguida, ao longo de cerca de uma hora, o professor João Ribeiro apresentou uma interessante exposição sobre a vida e a obra do poeta natural de Vila Nogueira de Azeitão, com algumas paragens para a leitura de poemas, feita por alunos da nossa Escola. Apresentou um sugestivo "powerpoint", com imagens históricas de Azeitão, do poeta e dos lugares a que esteve ligado.
No final, a coordenadora da BE/CRE agradeceu a presença de todos e entregou algumas lembranças aos convidados.
Ligada a esta actividade e à Semana da Leitura, está patente no átrio da Biblioteca uma pequena exposição intitulada "Sebastião da Gama e os Amigos".


Um aspecto da assistência.

Outro aspecto da assistência.

Professora Clara Félix, Directora do Agrupamento, dirigindo-se aos presentes.

Professor João Reis Ribeiro falando sobre Sebastião da Gama.

Professora Luísa Marques entregando uma lembrança ao orador.

Professora Luísa Marques entregando uma lembrança a D. Joana Luísa da Gama.


Esta foi mais uma iniciativa do nosso Clube. Até final do ano outras surgirão, sempre com o mesmo interesse!

(Fotos do professor Rui Ventura.)

Portugal - Património Mundial [1]

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) classificou doze (12) monumentos e lugares portugueses como Património Mundial.
Esta classificação enche-nos muito de orgulho. Para não nos esquecermos do que devemos defender, recordamos esses monumentos e lugares.

Açores
Centro Histórico de Angra do Heroísmo
Vinhas da Ilha do Pico










Importante porto da ilha Terceira, Angra do Heroísmo teve um papel central nas rotas dos Descobrimentos Marítimos. A sua importância começa com a viagem de Vasco da Gama à Índia, inaugurando uma escala obrigatória para as carreiras que se seguiam para a África Equatorial e para as Índias ocidentais e Orientais. Em 1534 é instituída a cidade, sede de Arcebispado dos Açores. Esta facto imprimiu-lhe um carácter monumental, com construções de tipo barroco. Está classificada como património mundial desde 1983.
Outro ponto de orgulho para os açorianos é a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada como património mundial desde 2004.

Portugal - Património Mundial [2]

Alcobaça - Mosteiro dos Monges de Cister
A) Túmulo D. Pedro I
B) Túmulo D. Inês de Castro









O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi uma das primeiras fundações monásticas cistercienses construídas em território português (século XII). Este mosteiro tornou-se a principal casa da Ordem de Císter, graças a uma continuada política de protecção régia, iniciada por D. Afonso Henriques. Construído em estilo gótico, as suas dependências medievais ainda conservadas fazem do mosteiro de Alcobaça um conjunto único no mundo.
Na sua igreja encontram-se os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro.

Portugal - Património Mundial [3]

Batalha - Mosteiro de Santa Maria da Vitória
Monumento memorial da batalha de Aljubarrota e panteão régio, cuja construção teve início em finais do século XIV com o patrocínio de D. João I, o Mosteiro Dominicano da Batalha é o mais significativo edifício do gótico português, sendo também o símbolo mais marcante da Dinastia de Avis.

Portugal - Património Mundial [4]

Guimarães - Centro Histórico




Portugal - Património Mundial [5]

Évora - Centro Histórico




Portugal - Património Mundial [6]

Lisboa
Mosteiros dos Jerónimos
Torre de S. Vicente (Belém)





Portugal - Património Mundial {7]

Madeira - Floresta de Laurissilva



Portugal - Património Mundial [8]

Porto - Centro Histórico




Portugal - Património Mundial [9]

Sintra-Centro Histórico




Portugal - Património Mundial [10]

Tomar, Convento de Cristo





Fundado em 1162 como castelo da Ordem dos Templários, o Convento de Cristo ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos seus herdeiros, os cavaleiros da Ordem de Cristo, que fizeram deste edifício a sua sede. Entre os séculos XIV e XVI são adicionados a igreja e os clautros de estilo manuelino que atingiram o máximo esplendor na janela da fachada ocidental (ver imagem em cima)

Portugal - Património Mundial [11]

Vale do Rio Côa - Complexo de Arte Rupestre Paleolítica





O Complexo de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa situa-se ao longo das margens do Rio Côa e forma uma rara concentração de arte rupestre composta por gravuras em pedra datada do Paleolítico Superior (22 000 - 10 000 a.C), constituíndo o mais antigo registo de actividade humana de gravura existente no mundo.

Portugal - Património Mundial [12]

Vale do Rio Douro - Paisagem Vinhateira




A Região Vinhateira do Alto Douro (ou Alto Douro Vinhateiro) é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 000 ha, classificada em 2001 pela UNESCO como Património da Humanidade. O produto por excelência da região é o vinho (licorosos e de mesa) introduzido na Idade Média pelas comunidades Cistercienses.






22 de Março de 2011
Palestra sobre Sebastião da Gama
proferida pelo Dr. João Reis Ribeiro
(Presidente da Associação Sebastião da Gama)

com a presença da viúva do poeta
D. Joana Luísa da Gama

(Organização do Clube do Património e da Biblioteca Escolar
no âmbito da Semana da Leitura.)







Cartazes da exposição
sobre Sebastião da Gama
e os seus amigos poetas.
(No átrio da biblioteca até final do mês.)